Minha lista de blogs

terça-feira, 17 de junho de 2014

Linguagem de Progração, e Tipos de Simuladores


Linguagens de Programação

Linguagens de programação (LP) são métodos padronizados para expressar instruções para um computador. São um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão transmitidos ou armazenados e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias. O principal objetivo das linguagens é permitir que programadores tenham uma maior produtividade, podendo expressar suas intenções mais facilmente do que quando comparado com a linguagem que um computador entende nativamente (código de máquina). Portanto, linguagens de programação são projetadas para adotar uma sintaxe de nível mais elevado, que pode ser mais facilmente entendida por programadores humanos. Enfim, elas são ferramentas importantes para que programadores possam escrever programas mais organizados e com maior rapidez.

Linguagens Gerais de Simulação (GPSS)

Essa linguagem veio para simplificar a linguagem de programação de um propósito geral, como: Fortran, Basic e o Pascal, que no começo exigiam um grande esforço na construção de modelos e que dependia de um alto conhecimento por parte dos profissionais em programação de computadores.
Essa linguagem é formada por biblioteca de macro comandos de linguagem de propósitos gerais de alguns dos simuladores da geração seguinte, que foram desenvolvidos sobre plataforma dessa nova linguagem, como por exemplo, a criação do arena. O GPSS é uma linguagem de programação que tem a finalidade específica de simulação e com alto grau de estruturação e orientada para transações que foi projetada para facilitar a simulação de sistemas de filas. 
A primeira versão do GPSS foi lançada em 1961, pela IBM.Originalmente, GPSS significava Gordon’s Programmable Simulation System, em homenagem a Geoffrey Gordon, seu criador. Mais tarde, passou a significar General Purpose Simulation System.
GPSS sempre foi a principal linguagem de simulação da IBM. Como tal, um grande número de aplicações foram desenvolvidas nestes seus quase 50 anos de existência.
A idéia principal que guiou o projeto do GPSS foi a de criar uma ferramenta que pudesse ser usada por não especialistas. Isso motivou a representação dos modelos de forma gráfica.
   
Um modelo GPSS é um diagrama de blocos, por onde fluem transações, que são as entidades temporárias do sistema.
Atualmente, as versões disponíveis mais conhecidas são GPPS/H, GPSS World e WebGPSS.
Muitas ferramentas de simulação (por exemplo, a linguagem Arena) foram fortemente influenciadas pelo GPSS.
Como veremos, a linguagem não é orientada a eventos nem a processos. Na verdade, GPSS lembra uma linguagem tipo data-flow.
 Referência
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=6&ved=0CEwQFjAF&url=http%3A%2F%2Faulas-gelsimar.googlecode.com%2Fsvn%2Ftrunk%2FMODELAGEM_SIMULACAO%2Fmaterial06.pdf&ei=NdKgU_ztFbS3sATD84C4BQ&usg=AFQjCNFf64pqVxbRTW7xrJrzpDgXzsrrDg&sig2=VwRkyEwBRrv4InAZmnqgOA&cad=rja